segunda-feira, 9 de março de 2009

Mandando Breises, aê pá nóis!



Fala rapazeada! Firme na paçoca?

Hoje eu tentarei explicar a origem da famosa expressão, "mandar breises". Eu sei que é um abacaxi, mas como filho feio não tem pai, eu irei tentar. Afinal, é dose pra elefante não entender as gírias estapafúrdias da sua patota. A gente tem que manter tudo nos trinques, e estar tinindo, pra não dar uma de mocorongo e se trumbicar. Duvideodó que alguem saiba todas as girias, e é giria pra dedéu; portanto, nesse papo aranha aqui, a gente vai pegar pra capar e explicar a origem dessa expressão que é do cú da cobra. Afinal, tem que ter alguma cultura nessa quizumba. Então pare de viajar na maionese e preste atenção pra não comer bola, morô?

Mandar Brasa:

1. Começar ou continuar algo com convicção. Ex.: "Ele estava na dúvida se fazia a prova ou não então seu pai falou pra ele mandar brasa."

Então, voltando à vaca fria, olha só que expressão bacana. Provinda do tempo da onça, um terceiro mal informado pode entender necas de pitibiriba no inicio. Mas vamos tirar as barbas de molho e largar de chorumelas. Mandar brasa é o mesmo que ripa na chulipa. O termo brasa era muito usado na década de 60 e 70; ex.: "Maior brasa, mora?" e se referia a algo 'quente', de arrebentar a boca do balão, uma coisa do pirú. Sua gênese, no entanto, é imprecisa. Também né, imagine naquela época o monte de bicho grilo, dando um tapa na macaca até o cú fazer bico. Pucarana! É paulada na moleira. Aí quem pega o bonde andando acaba abraçando o jacaré mesmo.

Sem mudar do sapo pra mala, a expressão foi popularizada aqui no Brasil pela jovem-guarda, mas precisamente pelo rei do iê-iê-iê, sua majestade Roberto Carlos, conhecido inclusive, macacos me mordam, como "o brasa".

Na imagem, da esquerda para a direita o "Tremendão" Erasmo Carlos, o "Brasa" e Wanderléia, chamada de, vejam vocês, "Ternurinha". Nessa época, era gíria até no nome. Pelas barbas do profeta...

E então, leitor, deu pra quebrar um galho? Ficou contente agora? Mais faceiro que ganso em taipa de açude? Você tem que dar o braço a torcer, porque com tudo isso de mão beijada não tem como acabar como Dantes no quartel de Abrantes. E eu vô capar o gato, porque amanhã eu tenho aula lá no Caixa-Prego e eu tô no pó da rabiola. Zabelê?

2 comentários: